O ARCH.IV (lê-se "arquivi" ou "arq i v") é um escritório de arquitetura, urbanismo e paisagismo que tem como objetivo inspirar o design e a construção civil através de projetos inovadores e inspiradores em seus próprios contextos socioambientais e culturais.
Liderado por uma equipe de arquitetos urbanistas, dentre os quais Leandro Alexandre, Erick Faro e Vitor César, o ARCH.IV é sustentado pela experiência de seus sócios no trabalho tanto com órgãos públicos e setor privado (incorporação, escolas, representação e instituições financeiras), quanto no projeto residencial no Brasil e na Alemanha.
Resultado do melhor obtido com essas experiências, propomos um novo jeito de fazer arquitetura, através da transparência com o cliente, qualidade no uso do tempo, pesquisa e parcerias. Assim, a construção ou reforma/restauro — isto é, o objeto final — não se torna apenas o resultado de um projeto, mas um verdadeiro presente para o lugar onde é implantado, motivo de orgulho para seus construtores, de satisfação para seus proprietários, um marco no espaço e no tempo, uma obra de arte.
Edifícios para o presente, que valorizam o passado e que estão preparados para o futuro, que permanecem e contam nossa história às gerações vindouras. Isto é o que almejamos construir: um pedaço da história.
Erick Faro é arquiteto e urbanista com experiência em arquitetura para o setor coorporativo e residencial, bem como administração e planejamento de obras.
Leandro Alexandre Silva é arquiteto e urbanista com experiência em desenvolvimento de projetos para o setor institucional e imobiliário, principalmente nas áreas restauro, paisagismo e eficiência energética.
Vitor César é arquiteto e urbanista, especialista em representação gráfica e visual, com experiência em projetos residenciais e hoteleiros.
COMO TRABALHAMOS
Guiando a elaboração de todos os projetos, os IV (quatro) princípios são o cerne não só do trabalho desenvolvido no escritório, como também do relacionamento com o cliente, steakholders (construtores, prefeitura, fornecedores, investidores, entre outros), dizendo respeito a como lidamos com o meio ambiente e com a cultura local.
E por quê isso é importante, afinal?
Ao construir (seja um ponto de ônibus, uma casa ou um arranha-céu), nós não mudamos apenas o terreno, mudamos o mundo. O projeto impacta a vida de quem o constroi (muitas vezes sustenta financeiramente essa vida), de quem o utiliza, mas também de todos os que participam direta ou indiretamente do lugar.
Com a construção, gases serão expelidos à atmosfera, a água da chuva passará a infiltrar de outra forma o solo, o objeto construído projetará novas sombras no espaço (às vezes nos vizinhos), os pássaros desviarão suas rotas e os transeuntes observarão uma nova forma da rua. Tudo vai mudar e nossos princípios nos guiam para que a mudança ocorra da forma certa, sem nos desviar do compromisso com o cliente, oferecendo-o, pelo contrário, muito mais do que ele pode imaginar, fazendo-o agente da transformação do lugar.
O NOSSO MÉTODO
O nosso trabalho envolve pesquisa, arte, técnica e comunicação. Em todas essas etapas objetivamos conceber um produto final. Temos prazer não só por esse fim, mas por cada etapa de projeto, o tratamos como uma aventura e convidamos diversas pessoas a participar desse processo.
Entenda mais obre como isso ocor
CONHECER E
SER CONHECIDO
A primeira estapa de todo o trabalho é conhecer o cliente, o que ele precisa e/ou sonha. Nesse momento realizamos ao menos uma reunião e também apresentamos a nossa forma de trabalho. Depois disso, é enviada a proposta de projeto, de acordo com o perfil e necessidades de cada cliente e de cada lugar.
Há um tempo para estudo da proposta pelo cliente e para eventuais ajustes. Aceita a proposta, temos mais uma reunião e o contrato de projeto.
PESQUISAR E
SE ORIENTAR
O lugar é sempre o nosso primeiro objeto de pesquisa. Investigaremos tudo a fundo, desde as medidas, composição do solo até a legislação, como também os vizinhos e até a direção dos ventos. Com base nisso, nos nossos princípios e no perfil anteriormente criado com o cliente, surge o conceito e partido do projeto.
Essa é a dupla que vai orientar nosso projeto unindo a teoria e a prática. Aqui surgem muitos croquis e desenhos bonitos.
CRIAR E
PROJETAR
O Projeto em si concentra 7 etapas:
A. Estudo de viabilidade
B. Estudo preliminar
C. Anteprojeto
D. Projeto básico
E. Projeto de prefeitura
F. Projeto executivo
G. As Build
O cliente quem define, com a nossa ajuda, quais etapas de projeto ele efetivamente precisa. Após isso, surgem muitos desenhos, imagens, mas também documentos, tabelas e orçamentos. Para isso, precisamos de algumas conversas de definição.
MOBILIZAR E
CONCEBER
A etapa de mobilização é aquela onde se realizam orçamentos, cronogramas, compras, preparação dos profissionais e do terreno. Por isso é uma etapa que envolve muito planejamento e parcerias.
A construção em si ocorre depois e pode contar com a presença do escritório de forma extensiva ou intensiva.
O fim da construção não é o fim do trabalho, depois disso temos fotos, brindes e manutenções periódicas.
Somos escritório parceiro do "Arch Oficinas", o qual realiza projetos com crianças e adolescentes para ensinar sobre a importância de preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Os arquitetos do nosso escritório se reúnem com outros voluntários para disseminar boas práticas sociais e inspirar as próximas gerações.
ARCH.IV Arquitetos
seg. a sex. 09h - 22h
Tel (WhatsApp): +55 11 5194-8202
E-mail: info@archiv.com.br